quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DIÁRIO DE BORDO 2 - REUNIÕES E ENCONTROS TÉCNICOS


Dia 11/11 - Pela manhã participamos da reunião do Comitê de Cooperação Descentralizada da UCLG, presidida pelo Secretário de Relações Internacionais da Região Metropolitana de Lion, na França, Hupert Lefreve. No encontro, que contou com a participação de representantes de Governos Locais de todos os continentes, foi apresentado um trabalho técnico científico que demonstra que a descentralização do município, tanto a nível econômico quanto tecnológico e de eficiência, é maior quando existe o relacionamento com outros Governos Locais, que desenvolvem políticas públicas com vistas a progredir com relação inteligente entre os níveis nacionais e regionais com o local.
A reunião marcou uma nova fase no funcionamento desse grupo de trabalho criado em 2004. É que o relacionamento internacional entre municípios, frequentemente, era coordenado para área de conflitos e onde necessitava-se de ações de promoção da paz. A partir de hoje, também integram aos objetivos de grupo a preocupação ambiental, proposta pela Carta de Manaus e apresentada na World Council Meetings.
A ornaganização Metrópolis, que congrega cidades com mais de 1 milhão de habitante de todo o mundo, abriu para a prefeitura de Manaus uma nova linha de financiamento do Fundo Global para Gerenciamento de Cidades. A prefeitura tem agora 6 meses para apresentar os projetos. Os recursos serão liberados no segundo semestre de 2010.

Depois almoçamos com Norman Arikawa, Secretário do Consulado Geral do Japão em Los Angeles, Estados Unidos, que tem interesse em abrir espaço para Manaus. Também participou do almoço com o Secretário Marcelo Dutra o Intendente da cidade de La Falda, na Argentina.

A tarde participamos da visita técnica ao centro histórico da cidade de Guangzhou, onde o comércio tem mais de 2500 anos. Depois participamos da reunião da Comissão de Cultura da United Cities and Local Governments – UCLG ou CGLU. A reunião foi presidida por Catherine Cullen, Secretária de Cultura da cidade de Lille, na França. Além do relatório apresentado pelas diversas federações continentais de governos locais referentes ao ano de 2008/2009, foi destacado um grande avanço nas cidades de Buenos Aires na Argentina, Medelim na Colômbia e Quito no Equador na implementação das Agendas 21 do setor cultural com apoio econômico e técnico da CGLU com apoio da Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Ao final, foi apresentado um relatório que aponta o crescimento do fundo de financiamento para que os municípios filiados à CGLU possam também avançar no setor cultural, abrindo espaço para que os governos locais possam apresentar projetos com foco na Agenda 21 da Cultura (documento anexo).


Marcelo Dutra - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Mais informações:

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)
Prefeitura Municipal de Manaus (PMM)
Contatos : (92) 3642-1030/1010 Ramal 116

0 comentários: