sábado, 19 de dezembro de 2009

Carta do ICLEI critica falta de acordo em Copenhague

A insatisfação geral com relação aos resultados da COP-15 também geraram reações dos governos locais reunidos no ICLEI, Governos Locais pela Sustentabilidade.

A declaração da entidade destaca a importância das ações conjuntas dos governos locais em prol da sustentabilidade do planeta. A declaração foi direcionada aos chefes de estado e de governos, em resposta a retirada, durante as negociações da COP 15, as referências sobre a importância da ação local dos textos de negociações.

Há mais de 15 anos, o ICLEI vem trabalhando em soluções, metodologias e ferramentas de apoio à gestão local em sua busca pela sustentabilidade e para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Segundo a declaração, com ou sem acordo em Copenhague, a entidade continuará a buscar os caminhos necessários para que os governos locais possam de fato alcançar resultados significativos de redução das emissões de gases de efeito estufa e de adaptação aos impactos das mudanças climáticas, sejam eles governos concentrados em áreas urbanas ou rurais, sejam eles governos da Região Sudeste ou Norte do país, explica Florence Karine Laloë, gerente de Projetos de Mudanças Climáticas do ICLEI-LACS, Secretariado para América Latina e Caribe.


Veja a Declaração, na íntegra:

DECLARAÇÃO DE PREFEITOS E GOVERNOS LOCAIS SOBRE O FRACASSO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL PARA A AÇÃO CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS



Por que os governos nacionais estão falhando onde os governos locais e sub-nacionais têm sucedido, há muito? Se a comunidade internacional tivesse seguido a orientação dos governos locais na busca e na implementação de ambiciosas soluções climáticas, estaríamos bem em nosso caminho para solucionar este desafio. Ao contrário, nos encontramos em Copenhague à beira de deixar pessoas de todos os cantos do planeta perplexas.



Há não apenas dias, mas anos, pedimos para nos juntar a vocês, líderes mundiais, nesta discussão. Desde a Conferência Rio 92, temos estado ao lado das nações, com inesgotável esperança e profunda crença que as nações encontrassem uma base para um acordo que realmente enfrentasse as mudanças climáticas. Nós confiamos em vocês. Porém, 17 anos se passaram, com muito pouco progresso. Diferentemente dos recentes encontros internacionais sobre o clima, nossas esperanças e ansiedades eram grandes ao nos dirigirmos a Copenhague este mês. Apesar das manchetes castigando tanto os maiores emissores do mundo quanto as lideranças internacionais pela sua incapacidade de chegar a um acordo, nós realmente tínhamos esperança.



Como representantes eleitos, sabemos do poder e do potencial dos corajosos compromissos e da colaboração visionária. São, ambos, necessários em Copenhague, ainda que tenham sido deixados de lado aqui na COP15. Nos oferecemos para nos sentar à mesa com vocês, líderes, e ajudar neste processo. Pedimos para ser envolvidos, cada vez mais insistentemente, representados por um coro de prefeitos e líderes locais e subnacionais, de todo o mundo, representando todos os maiores emissores de países em desenvolvimento e de países desenvolvidos.



Como os representantes locais eleitos, nós valoramos profundamente as obrigações que nossa função pública nos impõe. Por este motivo, não podemos retornar para nossas casas sem ter chegado a Copenhague e ter entregue a mensagem que queremos que vocês ouçam. É nossa exigência que os líderes mundiais, Chefes de Estado e das Nações Unidas se comprometam com um resultado de efeitos práticos aqui em Copenhague. Se não vinculativo, que seja operacional e que seja definida uma data dentro de seis meses para que este compromisso seja traduzido em uma linguagem obrigatória e comum a todos. Que comprometa o mundo para a redução das emissões de forma rápida e drástica, para evitar que cruzemos os limites de uma perturbação climática perigosa. É preciso abrir caminhos limpos para eliminar a pobreza em nações em desenvolvimento. É preciso iniciar uma revolução para a energia limpa que transforme e revitalize nossas economias. É preciso oferecer soluções tão grandes quanto o problema.



Não subestime nossa voz, nossa vontade e poder de agir e nossa capacidade de mobilização. Somos centenas de líderes locais no mundo, apoiados por milhares de pessoas que, há muito, têm demandado ação. Estamos aqui para trabalhar junto a vocês, líderes mundiais. Deixe-nos ser um recurso para vocês. Estamos aqui para ajudá-los, como as outras partes interessadas que se juntaram para definir números históricos aqui em Copenhague. Nós entendemos os riscos políticos e financeiros que alimentam nossas incertezas, mas nossas experiências, em primeira mão, são as provas que dissiparão estes temores.



As apostas são altas demais para estarem limitadas por um processo antiquado que silencia as vozes de milhões. Tenham-nos como parceiros, deem-nos um lugar nesta mesa de negociações e deixem-nos compartilhar esta responsabilidade.



Estamos aqui para vocês, líderes mundiais, e temos esperança que vocês exercerão esta liderança. Os governos locais e sub-nacionais não devem ser subestimados. Muitas vezes vistos como pequenos atores, pela comunidade internacional, na questão do clima, nossa liderança e ações podem mostrar aos Chefes de Estado como fazê-lo, e como fazê-lo agora. Queremos que vocês ouçam nossa voz e nos tragam de volta à mesa de negociações.



Estamos prontos. Aceitamos nossas responsabilidades para implementar o seu acordo. Torná-lo um verdadeiro negócio, de soluções reais, e vocês mobilizarão o mundo para torná-lo real. Terminem esta tarefa para que todos possamos começar a trabalhar, juntos, na verdadeira tarefa que está por vir.



ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade

0 comentários: