terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PREFEITO AMAZONINO REPRESENTA MANAUS E GOVERNOS LOCAIS DA REGIÃO NA COP-15



Amazonino Mendes ao lado do Secretário de Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge e do Prefeito de Taipei

Reinaldo Canto, direto de Copenhague

O Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes já cumpriu diversos compromissos em Copenhague, durante a realização da COP-15. Esse que já é considerado o mais importante encontro ambiental do novo século e que discute medidas de combate às mudanças climáticas.

Amazonino assumiu grandes responsabilidades nessa viagem, pois está incumbido de levar a mensagem de Manaus e da Amazônia ao mundo e liderar as cidades da América Latina e Caribe no âmbito da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) para que os governos locais alcancem maior representatividade no cenário internacional.
Entre os principais compromissos do prefeito esteve a visita, nesta quarta a City Hall, ou seja, a Prefeitura de Copenhague. No local o prefeito Amazonino participou de um encontro exclusivo que reuniu 78 prefeituras das cidades, consideradas relevantes por Copenhague. Do Brasil, além de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo enviaram representantes. Mas o único prefeito brasileiro que compareceu ao evento foi Amazonino Mendes. Importantes cidades participaram do evento denominado Cúpula dos Prefeitos pelo Clima, tais como, Tóquio, Barcelona, Nova York, Cairo, Buenos Aires e Hong Kong, entre outras.

O comunicado climático de Copenhague enfatiza que os governos nacionais devem se unir as cidades na luta contra o aquecimento global. Segundo o documento oficial da cúpula as cidades do mundo representam mais da metade da população mundial e muitos dos problemas e das soluções passam pelos cidadãos dessas cidades e de suas respectivas autoridades locais.

Participação no evento principal da COP-15

Das 78 prefeituras que participaram do evento da manhã, 40 foram selecionadas para o evento da tarde que abriu a Plenária de Autoridades de Alto Nível no auditório principal do Bella Center, cenário oficial da COP-15. Manaus estava entre as cidades incluídas na cerimônia.

Durante a cerimônia, Amazonino Mendes ficou particularmente impressionado com uma colocação da Presidente da Conferência Climática, Connie Hedegaard que enfatizou em seu discurso, “vamos sair daqui com fama ou com vergonha”. Para o prefeito da capital amazonense essa afirmação está em sintonia com a convergência de posições em torno da questão ambiental e do atual momento de pressão, “há uma cobrança geral que vai precisar de uma resposta satisfatória”. Em relação aos problemas pelos quais o processo de negociação está enfrentando em Copenhague, Amazonino lembrou que, “existem sérios entraves, que não são nada simples de serem solucionados e muitas vezes vão além do poder do governante”, e concluiu, “é necessário competência, persuasão, vontade política e muita consciência dos sacrifícios que terão de ser feitos para a conquista desses objetivos”.

Nos próximos dias Amazonino terá a oportunidade de colocar em prática alguns dos atributos citados por ele mesmo, pois vai desempenhar um duplo e difícil papel: o de prefeito de Manaus e também o de prefeito da Amazônia. Para ele, Copenhague é apenas mais um passo do trabalho que vem sendo desenvolvido de articulação positiva que começou em Manaus e com o tempo passou a envolver diversas organizações multilaterais importantes como a já citada CGLU, a FLACMA (Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais) até chegar a própria ONU (Organização das Nações Unidas). “Agora farei todo o possível aqui em Copenhague, para reivindicar a inclusão da Amazônia nos mecanismos de aplicação do REDD (sigla para Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação)”.

0 comentários: