quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COP 15: GOVERNOS LOCAIS DISCUTEM DOCUMENTO PARA A CONFERÊNCIA

08/12 – (Segundo dia da COP-15) A cidade de Manaus, representante oficial da América Latina e Caribe na CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), ao lado das cidades de Nantes, na França (pela Europa) e Durban, na África do Sul (representando o continente africano) reuniram-se hoje para começar a discutir um documento que será proposto no âmbito da 15º Conferência das Partes das Nações Unidas para mudanças climáticas. Em breve outras cidades representando outras regiões do planeta vão se juntar as três já presentes à conferência de Copenhague.

A delegação de Manaus, liderada pelo Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcelo Dutra está incumbida de discutir o capítulo de implementação do mecanismo REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).

Nos próximos dias serão reunidas as contribuições dos diversos grupos temáticos para a elaboração do documento final da CGLU.

Na próxima semana é aguardada a chegada do Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes que comandará as discussões em nome das cidades da região com destaque para as que compõem o bioma amazônico.

Os 40 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, entre eles, 25 milhões de brasileiros já demonstraram grande interesse e ansiedade pelos resultados do acordo final que será assinado em Copenhague até o dia 18 de dezembro.

O futuro dessas pessoas e da maior floresta tropical do mundo dependem da conscientização dos líderes para que se adotem medidas que preservem os recursos amazônicos para os atuais habitantes e também para as futuras gerações.

Reinaldo Canto, direto de Copenhague

1 comentários:

Marcela disse...

A/C Reinaldo Canto
Prezado Secretário Marcelo Dutra

O seu blog serve de referência em matéria de atuação dos governos locais na COP 15. Parabéns!

O senhor poderia informar precisamente qual é a reunião, prevista ou não na programação, que receberá os governos locais?

O senhor poderia postar o documento que está sendo discutido, previamente no blog?

Ainda, o senhor pode explicar como esse documento pode influenciar a redação do Acordo final que será produzido pelos governos centrais?

Desde já agradeço imensamente a sua atenção e colaboração com o meu tema de pesquisa. Obrigada!

Profª Me. Marcela Garcia Fonseca
Doutoranda pelo Instituto de Relações Internacionais IRI/USP
CV: http://lattes.cnpq.br/4521310130003120

9 de dezembro de 2009 às 10:00