terça-feira, 15 de dezembro de 2009

MANAUS PREPARA WORKSHOP EM COOPERAÇÃO COM UNIVERSIDADE SUECA

Reinaldo Canto, direto de Copenhague

Aproveitando a participação na COP-15, em Copenhague, a delegação de Manaus aproveitou para fazer uma visita ao Blekinge Institute of Technology (BTH), Universidade sueca, situada na cidade de Malmo, na fronteira com a Dinamarca.

Sobre a liderança do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Marcelo Dutra e pelo professor Henrique dos Santos Pereira, coordenador do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Na ocasião, foi firmado, além da troca de professores e estudantes entre as duas universidades, a possível definição de projetos práticos para a preparação de Manaus como sede da Copa do Mundo de 2014, usando a experiência combinada das duas universidades. Ficou acertado que a UFAM e o BTH irão captar recursos para a realização de um workshop em Manaus, para na oportunidade, junto com a prefeitura de Manaus, preparar proposta para os projetos de pesquisa aplicada, em temas de interesse da municipalidade, visando a Copa do Mundo e um plano de ação para a sustentabilidade de Manaus, como espaço urbano e administração pública. Uma oportunidade a ser explorada será a parceria com indústrias instaladas no PIM (Pólo Industrial de Manaus).

O Centro de Ciências do Ambiente da UFAM já tem um termo de cooperação técnica com a BTH que é a mais prestigiada Universidade da Suécia em especialização na área de Sustentabilidade (aplicação dos conceitos de sustentabilidade a produtos, processos e gestão pública).

O termo de cooperação foi assinado em 2008 entre as duas instituições educativas. Na época foi assinado um memorando de cooperação para o desenvolvimento de atividades de cooperação científica e acadêmica. Desta forma, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente da UFAM e do Programa de Lideranças para a Sustentabilidade (Strategic Leadership toward Sustainability) do Blekinge Institute of Technology se propõem a desenvolver projetos conjuntos de pesquisa e intercâmbio, tendo como foco a sustentabilidade do espaço urbano e o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade para o interior do Estado.

A UFAM, por meio deste projeto, passou também a integrar o Real Change, um programa de cooperação internacional, interdisciplinar e intersetorial voltado para o desenvolvimento de teoria, metodologias e práticas estratégicas para a promoção de mudanças na sociedade, de forma a torná-la sustentável. Todos os projetos integrantes do programa seguem uma metodologia comum o “Framework for Strategic Sustainable Development” que constitui o “core” do programa, de forma a desenvolver, a partir de pesquisas científicas princípios básicos e práticas para o desenvolvimento sustentável.

0 comentários: