sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Amazonino eleito vice-presidente de entidade internacional de governos locais

Depois de ser indicado pela organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) para representar os prefeitos da América Latina e Caribe, na delegação de governos locais da COP 15, Amazonino Mendes comemora mais uma conquista. Foi eleito na noite da última quarta-feira (25) um dos seis vice-presidentes da Federação Latino-Americana de Cidades Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), entidade que reúne cidades, municípios, associações nacionais de governos locais e instituições municipalistas de toda a América Latina. Brasil e México concorrem a uma vaga, cada um, nas eleições da entidade que acontecem a cada dois anos. Este ano, concorriam pelo Brasil as cidades de Manaus e Fortaleza, cabendo ao secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, defender a candidatura do prefeito. A eleição aconteceu na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana.

De acordo com Marcelo Dutra, a eleição do prefeito sedimenta o processo participativo da cidade de Manaus em fóruns internacionais e sobretudo no campo da governança local e desta com a pauta de temas mundiais a exemplo das mudanças climáticas. Com sede em Quito, no Equador, a Flacma foi fundada em 17 de novembro de 1981 com a finalidade de aprofundar a descentralização dos seus associados nos países, contribuir com a melhoria do nível de eficiência, eficácia e transparência dos governos locais na base dos princípios democráticos e de igualdade social, facilitar o intercâmbio de experiências entre os governos locais, as associações de municipalidades e as instituições municipalistas latino-americanas e promover a integração.

“A Flacma tem um papel fundamental junto aos organismos da comunidade internacional tendo em vista que é a principal instituição congregadora de governos locais da América Latina”, afirma o assessor de Relações Internacionais da Semmas, Luis Carlos Mestrinho. A assembléia da Flacma para a escolha da diretoria ocorre a cada dois anos.

0 comentários: