segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fórum de Diálogos termina em clima de entendimento e noção de responsabilidades comuns em prol do planeta


Troca de experiências, conhecimento de realidades distintas e identificação de problemas comuns, deram a tônica que pautou os trabalhos do Fórum de Diálogos realizado neste último final de semana em Manaus. O evento foi realizado pela prefeitura de Manaus e pela agência de cooperação InWent, do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha, entre os dias 19 e 21. O encontro reuniu especialistas em LCE LULUCF (mecanismo de redução de emissões de gases de efeito estufa que tem como principal ferramenta as mudanças de uso da terra e florestas), no Hotel Da Vinci, no Adrianópolis.
Os participantes, representando países emergentes com papel fundamental nas discussões sobre as mudanças climáticas (Brasil, China, Egito, Índia, Indonésia, México, Colômbia e África do Sul), foram unânimes em apontar a inclusão do mecanismo de REDD (Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação) nos futuros acordos que serão firmados na COP-15 em Copenhague, no próximo mês de dezembro.
Anfitrião do evento e entusiasta da REDD e do aumento do peso dos governos locais no cenário internacional, o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Marcelo Dutra destacou que esse intercâmbio é fantástico para a troca de conhecimentos entre países que dividem realidades geográficas como Brasil e Indonésia. Dutra ainda destacou que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus irá além da COP-15, pois tem como objetivo a inserção definitiva dos governos locais nas discussões sobre os destinos da Amazônia. Segundo Marcelo, “O protocolo de Kyoto não foi debatido, não chegou ao cidadão e a vida das pessoas, por isso a bandeira maior que Manaus defende é a presença dos governos locais em qualquer cenário em que seja debatida a Amazônia”. “Afinal”, concluiu, “é no âmbito das cidades que se aplicam as políticas públicas e as decisões de governo”. Dutra ressaltou o papel de destaque que Manaus deverá desempenhar em Copenhague, “nós estamos assumindo a responsabilidade de ser a maior cidade do bioma amazônico e por estar no centro desse bioma, também assumimos o papel de capital natural da Amazônia”.
Para Siti Nissa Mardiah, da Divisão de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente da Indonésia,um encontro como este de Manaus, contribui para uma comparação entre as diversas realidades dos países e para dar maior relevo e substância para a reivindicação da aplicação da REDD. Ela ressalta o grande desafio que se apresenta a partir de um evento como esse, “Nós agora precisamos demonstrar que seremos capazes de implementar a REDD em nossos países” .
O consultor da In Went, Michael Dutschke, contou que nos próximos dias será divulgado um resumo dos principais pontos discutidos e acordados no encontro, mas já adiantou que o evento superou as suas expectativas, “todos os presentes irão voltar para os seus países com mais conhecimentos e argumentos que servirão de base para a elaboração de propostas mais completas e realistas na COP-15 e que beneficiem os povos que vivem nessas regiões de grandes florestas”.

0 comentários: