sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DIÁRIO DE BORDO 5 - APOIO E ELOGIOS DO VICE-PRESIDENTE CHINÊS

Dia 13/11 - ATENÇÃO: VICE PRESIDENTE DA CHINA DESTACA IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GOVERNOS LOCAIS QUE VÃO ÀS NEGOCIAÇÕES DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA COP-15.

Merece destaque. Hoje, dia 13, pela manhã, foi feita a solenidade oficial de abertura da World Council Meetings & Guangzhou International Sister Cities Conference. Como em todos os eventos marcados na programação do Congresso do Conselho Mundial da CGLU e das Cidades Irmãs, os chineses marcaram presença no trato impecável com os conselheiros e suas delegações. Em um teatro moderno e confortável, o vice-Presidente da República Popular da China Xi Jinping, junto com outras autoridades chinesas do governo e do Partido Cuminista.
O vice-Presidente começou agradecendo a presença de todas as delegações, a quem chamou de amigos, e destacou principalmente o esforço dos países da America Latina, que viajaram dois dias para estar em Guangzhou. Xi Jinping afirmou que o mundo começa a entender a importância dos governo locais. “Os governos locais são os responsáveis diretos pela administração da vida humana”, disse. O governo da República Popular da China, que comemora 60 anos, reconhece que está no município o papel de promover o desenvolvimento da população do pais e seu bem-estar e nesse contexto, a CGLU, fundada em 2004, já marca sua presença em todos os continentes do mundo, com governos locais de 119 países, abrindo espaço para o trabalho de inclusão dos governos locais nos mais importantes temas de interesse mundial, ajudando a encontrar caminhos que resultem em paz, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para todos.
Xi Jinping surpreendeu a todos, quando afirmou que a CGLU está de parabéns pela composição do grupo de trabalho que vai negociar com os grandes lideres sobre as mudanças climáticas na COP-15. Segundo o vice-Presidente chinês, os Governos Locais tem a oportunidade de se mostrar competentes para buscar ocupar espaços no debate mundial, criando novas rotas de equilíbrio e desenvolvimento, reforçando a força das cidades para consolidar o desenvolvimento local.
Ao fazer uma análise sobre a China no crescimento urbano, Xi Jinping destacou que em 1978 o pais tinha taxa de urbanização de 17%. De acordo com os dados levantados em 2008, esse índice saltou para 47%. Nesse Período a China passou de pais com escassez de alimentos e roupas para um pólo exportador de ambos os produtos, alem de centenas do outros produtos que impulsionam um crescimento econômico único no mundo. Hoje as metas do governo é continuar aumentando os índices de formação técnico científico do povo chinês, que tem uma das maiores taxas de estudantes em nível superior da Ásia.
Em seguida falaram o Presidente da CGLU, Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, o vice-Presidente e prefeito de Guangzhou, Zhang Guangning. O vice-Presidente e Prefeito de Johanesburg, Amos Massondo, entre outras autoridades, que destacaram entre outras coisas, que os governos locais tem que atuar de forma mais forte sobre os temas que atingem a vida humana, como as mudanças climáticas, com os subtemas: consumo, reconstrução, planejamento estratégico, solidariedade entre os povos, desenvolvimento sustentável, cooperação entre esferas de governo, justiça social, acesso aos conhecimento e a tecnologia, entre os principais.

Marcelo Dutra - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

0 comentários: