domingo, 8 de novembro de 2009

Prefeitura de Manaus a caminho da COP 15

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, embarcou no último dia 8 de novembro para uma série de viagens internacionais que culminarão com a participação da Prefeitura de Manaus na Conferência das Partes para Mudanças Climáticas, a COP 15, em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. O roteiro incluirá países como a França, China, Portugal, Espanha, Suíça, Panamá e República Dominicana, onde acontecerão eventos e discussões relacionadas às mudanças climáticas mundiais, tendo a Amazônia como foco.
A primeira parada será na cidade de Lyon (França), onde Marcelo Dutra almoça com o prefeito, a convite da prefeitura local. Em seguida, o secretário viaja para a região do Cantão, na China, onde estará ocorrendo a reunião do Conselho Mundial da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), quando estarão sendo acertados detalhes da participação do prefeito Amazonino Mendes na COP 15, tendo em vista que ele é um dos cinco prefeitos indicados como representantes dos governos locais no evento.

Na sequência, Marcelo participa do Encontro Ibero Americano de Governos Locais, em Lisboa, Portugal, retornando para Manaus no dia 19. No dia 22, viaja novamente para a cidade de Santo Domingo, República Dominicana, para participar da reunião da Federação Latino Americana de Cidades e Organizações Locais (Flacma), onde será composta a nova direção da instituição, na qual Manaus postula uma cadeira na diretoria para a América Latina e Caribe. Depois, o secretário realiza uma visita técnica à Cidade do Panamá, a convite do prefeito daquela localidade.

O secretário afirma que além de estar divulgando os resultados da Cúpula Amazônica de Governos Locais – encontro certificado como evento paralelo da COP15 realizado no início de outubro deste ano, em Manaus, para discutir a inclusão da Amazônia nas negociações de mudanças climáticas mundiais – as viagens terão a finalidade de estreitar as relações com os demais governos locais e fortalecer a participação da cidade de Manaus no contexto dos governos locais.

"Estabelecemos contato com os gestores locais que participaram da reunião da Flacma, para a América Latina, em Mar Del Plata, na Argentina, e fortalecemos os laços ao atender os chamados desses gestores", afirma o assessor de relações internacionais da Semmas, Luis Carlos Mestrinho, que acompanha Marcelo durante parte do circuito de visitas. "A agenda internacional é imprescindível no mundo globalizado pela troca de experiências e compartilhamento de uma visão em que os governos locais têm uma maior atuação e importância nas discussões de políticas públicas nos países", afirma.

A CGLU é a maior organização representativa de governos locais do Mundo e lidera, no contexto da COP 15, a inserção no texto do protocolo de mudanças climáticas o reconhecimento dos governos locais na concepção das metas a que se pretende chegar, a partir da revisão do Protocolo de Quioto.

0 comentários: