terça-feira, 10 de novembro de 2009

DIÁRIO DE BORDO 1 - GUANGZHOU (CHINA)


Dia 09/11 - Depois de uma viagem de aproximadamente 48 horas até Guangzhou, finalmente estamos na China para representar Manaus no Congresso Mundial da United Cities and Local Governments (ULCG), organização mundial que representa os governo locais a nível mundial.

Dia 10/11 - Pela manhã nos juntamos a outros lideres municipalistas da Europa, África e Américas para conhecer o centro histórico de comércio de Guangzhou, um dos pontos de atividades mercantis mais antigos da China, com mais de 2500 anos. No final da manhã, no Centro de Convenções do DongFang Hotel, participamos do lançamento do Grupo Setorial de Turismo Sustentável da ULCG, onde a Prefeitura de Manaus terá assento. A reunião foi presidida pelo chefe do escritório de cooperação internacional do Estado de Yucatán, no México, Manuel Carrillo Esquivel. Entre as diversas decisões da primeira reunião do grupo, ficou decidido que será criada uma carta de Governos Locais sobre turismo com base em três segmentos: tursimo sustentável, turismo solidário e turismo de inclusão. Manuel Esquivel defendeu a necessidade de criação de um centro de excelência em turismo sustentável, que promova a capacitação de Governos Locais para definir estratégias, políticas públicas e fortalecimentos de bases sólidas para o setor, inclusive com financiamento internacional. A organização terá apoio de uma grande instituição de turismo do Canadá.
No início da tarde o Secretário Marcelo Dutra almoçou com a Diretora de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito de Chicago, EileenHubbell e com o Diretor Executivo da organização Chicago Sisters Internacional, Leroy Allala. Manaus foi convidada a estreitas relações com a cidade de Chicago, a fim de buscar parcerias que beneficiem as duas cidades pelo intercâmbio governamental. Também participou do almoço o Sercretário Geral da Federação Latinoamericana de Governos Locais –FLACMA, Guillermo Tapia.
À tarde participamos de novas rodadas de reuniões onde cada federação continental fez avaliações sobre os avanços e problemas encontrados em 2009 para desenvolver políticas municipalistas em seus respectivos continentes e como cada região pretende estabelecer suas estratégias para 2010. Depois da explanação cada grupo, Guillermo Tapia, que presidiu a reunião final do dia, destacou como estratégia para a Conferencia das Partes sobre o Clima, a COP-15, a realização da Cúpula Amazônica de Governos Locais, que aconteceu em Manaus entre os dias 7 a 10 de outubro passado, onde a Amazônia, pela primeira vez, conseguiu reunir governos locais dos seus 9 países para definir um carta de princípios para os seus governos nacionais e para as Nações Unidas.
No fechamento da agenda do dia, jantamos com dirigentes da CGLU e secretários da Prefeitura de Barcelona, na Espanha, onde fica a sede da United Cities and Local Governments (ULCG).

Marcelo Dutra - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

0 comentários: