sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DIÁRIO DE BORDO 4 - RECONHECIMENTO MUNDIAL

Dia 12/11 - A reunião do Bureau da CGLU iniciou às duas da tarde desta quinta-feira, dia 12. O Bureau é o conselho que trata todos os assuntos que vão ao conselho superior da organização e é composto por delegados escolhidos nos 5 continentes. Nesta reunião, o prefeito Amazonino Mendes, único prefeito do Brasil nesse conselho, teve assento na representação da America Latina, sendo representado pelo Secretário Marcelo Dutra.
Na primeira pauta foram tratados os planos traçados para o ano de 2010. Na mesa diretora, o presidente da GCLU, Bertrand Delanoë, Prefeito de Paris estava acompanhado de toda a cúpula municipalista mundial. Kadir Topbas, Alcalde de Estambul e vice-presidente e Elisabeth Gateau, Secretária Geral.
Em 2010 a CGLU vai levar a America Latina o World Council Meeting da CGLU, que vai ocorrer no final do ano no México. Todas as comissões técnicas que reuniram nos primeiros dois dias de trabalho em Guangzhou apresentaram seus relatórios, defendendo temas como água, aliança de civilizações, desenvolvimento, concluindo com uma explanação do Diretor da Alianza de Ciudades, programa das Nações Unidas, através do Banco Mundial.
No programa de trabalho aprovado para 2010, ficou definido que a CGLU vai trabalhar mais intensamente nas áreas de gestão de crises, desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e mudanças climáticas.
Entre maio e outubro, a China vai sediar a Exposição Melhor Cidade, Melhor Vida, que vai contar com o apoio da ONU e a participação direta da CGLU, responsável por um estande que vai abrigar todos os seus municípios participantes, entre eles, Manaus. A expectativa da organização, é que esta feira que pretende expor as melhores experiências mundiais de gestão urbana, tenha cerca de 75 milhões de visitantes.
Na avaliações do tema mudanças climáticas, foi referendado pelo Bureau a composição do Grupo de Trabalho que vai participar ativamente das negociações de mudanças climáticas na ONU, composto pelos prefeitos Amazonino Mendes de Manaus, representando a América Latina e Caribe, Jean-Marc Ayrault de Nantes (França), pela Europa, Mike Sutcliffe de Durban (África do Sul) e pelo prefeito de Dakar (Senegal), representando o sul e o noroeste da África, alem de outros dois prefeitos, a ser anunciados até o final desta sexta-feira, dia 14, sendo um da China e outro da America do Norte.
Os representantes dos Estados Unidos, da Espanha, da França e do Equador ressaltaram a importância da Amazônia ter se inserido nos debates e parabenizaram o representante do Prefeito Amazonino Mendes, Marcelo Dutra, pela realização da Cúpula Amazônica de Governo Locais, que reuniu em Manaus entre os dias 7 e 10 de outubro passado, pela primeira vez, governos locais do maior bioma preservado do planeta, a Amazônia, que apesar de estrategicamente vital para o mundo, ainda não estava inserida no debate por representantes da região.
Em seguida o atual Alcaide de Quito, Augusto Barrera, foi eleito novo segundo Vice-presidente da CGLU.
À noite, no Guangzhou Gymnasium, os membros da CGLU foram recepcionados por representantes de todos os 45 países do continente asiático, onde participaram da cerimônia de contagem regressiva para os Jogos Asiáticos, que equivalem aos jogos panamericanos. A solenidade, comparada a abertura dos jogos olímpicos, teve a participação de mais de 20 mil pessoas na realização do espetáculo, entre elas, diversos artistas com Richard Clayderman e o ator asiático Jack Sham.

Marcelo Dutra - Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

0 comentários: