segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vice-presidente da China destaca importância de governos locais na COP 15

O vice-presidente da República Popular da China, Xi Jinping, junto com outras autoridades chinesas, destacou a importância dos governos locais que vão às negociações climáticas da COP-15, em Copenhague, durante a abertura oficial do World Council Meetings & Guangzhou International Sister Cities Conference (Congresso do Conselho Mundial da CGLU e Cidades Irmãs), realizado pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), na cidade de Guangzhou, na China. A Prefeitura de Manaus, que passa a compor o conselho e é a única representante da América Latina no encontro, foi destacada pela secretária-geral da CGLU, Elisabeth Gateau, como o governo local que conseguirá inserir a Amazônia nas tomadas de decisão em nível mundial, principalmente pela ótica dos municípios. Em conversa com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, que representa o prefeito Amazonino Mendes no congresso, Elisabeth Gateau destacou que a Amazônia sempre foi um região tratada com carinho por todo o mundo, mas que nunca conseguiu se inserir nas tomadas de decisão em nível mundial. Ela defende a tese e que é nos municípios onde a vida realmente acontece. Para a secretária-geral, o nome do prefeito Amazonino Mendes é hoje reconhecido pela organização como o de um político de excelência, agraciado com o prêmio America Wards 2009 da CIFAL/UNITAR Atlanta, como reconhecimento de excelência no serviço público.

A realização da Cúpula Amazônica de Governos Locais, que resultou na Carta de Manaus, foi também ressaltada pela secretária-geral da CGLU. Segundo ele, o documento explana a vontade da população que habita o maior bioma preservado do planeta e que ainda conta muito pouco com o apoio internacional. O vice-presidente da China destacou o esforço dos países da América Latina, que viajaram dois dias para estar em Guangzhou. Xi Jinping afirmou que o mundo começa a entender a importância dos governo locais.  “Os governos locais são os responsáveis diretos pela administração da vida humana”, disse. O governo da República Popular da China, que comemora 60 anos, reconhece que está no município o papel de promover o desenvolvimento da população do país e seu bem-estar. Nesse contexto, a CGLU, fundada em 2004, já marca presença em todos os
continentes do mundo, com governos locais de 119 países, abrindo espaço para o trabalho de inclusão dos governos locais nos mais importantes temas de interesse mundial, ajudando a encontrar caminhos que resultem em paz, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para todos. De acordo com o secretário Marcelo Dutra, Xi Jinping surpreendeu quando elogiou as composições do grupo de trabalho que vai negociar com os grandes lideres sobre as mudanças climáticas na COP-15.

Segundo o vice-presidente chinês, os governos locais têm a oportunidade de se mostrar competentes para buscar ocupar espaços no debate mundial, criando novas rotas de equilíbrio e desenvolvimento, reforçando a força das cidades para consolidar o desenvolvimento local. O presidente da CGLU, Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, o vice-presidente e prefeito de Guangzhou, Zhang Guangning, o vice-presidente e prefeito de Johanesburg, Amos Massondo, entre outras autoridades, destacaram que os governos locais têm que atuar de forma mais direta sobre os temas que atingem a vida humana, como as mudanças climáticas, com os subtemas: consumo, reconstrução; planejamento estratégico; solidariedade entre os povos; desenvolvimento sustentável; cooperação entre esferas de governo; justiça social; acesso aos conhecimento e a tecnologia, etc.

0 comentários: